11

AFINAL, POR QUE FALAR DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

Você acha complicado entender sobre o produto que o seu gerente de banco tenta te vender? Tem receio de contratar um produto financeiro e depois descobrir que não foi o melhor negócio? Fica perdido sobre a utilidade das notícias sobre economia nacional e internacional? Calma, a culpa não é exclusivamente sua!

Além de você não ter tido a oportunidade de estudar o assunto na escola ou na universidade, o mercado financeiro tem ficado cada vez mais complexo e, por isso, cada vez mais difícil de entendê-lo sozinho.

Até pouco tempo atrás não se falava muito sobre educação financeira e aos poucos o tema foi aparecendo cada vez mais no nosso dia a dia. Livros, cursos, educadores financeiros, influenciadores digitais, campanhas do governo e de instituições financeiras, entre outros conteúdos chegam cada dia mais até você.

E por que isso agora e com tanta intensidade? Além da falta de conhecimento geral dos brasileiros sobre construção de patrimônio e de segurança financeira, não posso deixar de destacar que um dos grandes motivadores desse movimento é o aumento dos tipos de produtos financeiros. Afinal, como uma pessoa vai comprar um produto sem saber que ele existe?

Portanto, atenção! Além da educação em si, esse movimento também visa a venda! Então, é preciso selecionar bem a fonte para sua educação financeira. E não tem como fugir, a financeirização da economia que vem acontecendo há anos, assim como a financeirização do cotidiano, exigem que todos os cidadãos conheçam cada vez mais sobre o funcionamento do mercado financeiro.

Trabalhar, produzir, receber, poupar e consumir passam, necessariamente, por um complexo mercado financeiro. Como cidadãos, para não vivermos à margem da sociedade, precisamos transitar com conforto pelas finanças. E isso é pra todos, independentemente do nível de renda.

Compartilhe meu conteúdo com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva para receber mais conteúdos.

Fique por dentro de todas as novidades dos posts!